O que é a Doença de Lyme?

A Doença de Lyme é a patologia infecciosa e multiorgânica mais frequente transmitida por picadas de carraças quando o organismo é infetado com a bactéria Borrelia burgdorferi. Os mosquitos, pulgas ou outros insetos infetados pela bactéria também são transmissores. O diagnóstico da Doença de Lyme é difícil e complexo porque apresenta sintomas que tendem a imitar outras doenças crónicas e requer testes muito especializadas que detetam a presença da bactéria no organismo.

O Lyme crónico, dada a sua complexidade e variedade sintomática, exige tratamentos à medida e adaptados ao grau de afeção de cada paciente. Atualmente, começa-se a falar já de Síndrome de Multi-infeção Multissistémica em vez de Lyme crónico. Esta é a doença transmitida por carraças mais frequente e a sua incidência está a aumentar. De facto, a Comissão Europeia já alertou os Estados-Membros para o aumento exponencial desta doença e para a necessidade de uma maior especialização médica visto que os testes de diagnóstico habituais são negativos em 80% dos casos e, como as manifestações clínicas da doença não são conhecidas a fundo, os pacientes não recebem o tratamento necessário.

No Biosalud Day Hospital somos especializados no diagnóstico e tratamento da Doença de Lyme e seguimos as guidelines da ILADS, a organização científica internacional de referência que agrupa os especialistas na doença.

Sintomas da Doença de Lyme

O sintoma mais conhecido é o eritema migrans, mas existem realmente poucos casos em que essa mancha vermelha em forma de alvo ou erupção aparece. A partir do momento da picada, semanas e até anos depois, é evidente uma série de sintomas que variam dependendo da fase da doença em que nos encontramos.

LYME PRECOCE
A Doença de Lyme pode manifestar-se a partir dos primeiros dias, até semanas após ter sido infetado. Se a doença for detetada nesta fase, o habitual é que um tratamento com antibióticos elimina a bactéria do organismo.
Os sintomas do Lyme precoce são sensação de febre, calafrios, mal-estar geral e dor de cabeça, dores nas articulações e rigidez muscular.

LYME EN DISSEMINAÇAO PRECOCE
Os sintomas semelhantes aos da gripe que aparecem nas primeiras semanas num Lyme precoce podem não se manifestar, o que não impede que a borrelia avance no nosso organismo. Nesse caso, as consequências são mais graves.
Podemos suspeitar que temos Lyme se houver fraqueza ou paralisia dos músculos faciais, alteração do ritmo cardíaco, entumecimento e dor, dificuldade para respirar ou dor no peito.

LYME CRÓNICO
Um dos motivos pelos quais o Lyme crónico é difícil de detetar é porque está associados a sintomas inespecíficos que aparecem mesmo anos após contrair a doença. Esse atraso no tempo de aparecimento da sintomatologia implica que não sejam relacionados com a picada da carraça. Porém, quando se manifestam, já afetou diversos órgãos e as suas consequências podem ser irreparáveis: Sintomas do aparelho locomotor: inflamação crónica e / ou dor em uma ou várias articulações, dores musculares ou cansaço extremo que impede o paciente de andar.

– Sintomas neurológicos: manifestação de alterações da sensibilidade, dificuldade de coordenação de movimentos, sensações estranhas e até problemas psiquiátricos.

– Outros sintomas: sintomas cardíacos, perda de memória a curto prazo, falta de capacidade de concentração, inflamação do cérebro e da medula, nevralgia ou dor latejante nas mãos e nos pés.

Diagnóstico da Doença de Lyme

Na Biosalud desenvolvemos testes específicos para a deteção da bactéria evitando o elevado número de falsos negativos encontrados nas análises convencionais. Além disso, usamos a abordagem da medicina biológica para saber especificamente a situação do paciente a nível multiorgânico.

O nosso teste específico para detetar a Doença de Lyme é o LymeCHECK da Biosalud Análises. Além disso, realizamos os seguintes testes complementares:

  • Quantificação no sangue de minerais, vitaminas, aminoácidos, hormonas, enzimas, ácidos gordos essenciais, …
  • Verificação da funcionalidade da glândula tiroide e adrenais.
  • Termometria de regulação infravermelha, para conhecer a fisiopatologia do paciente
  • Análise Biomolecular que indica o estado do sistema imunológico e as alterações moleculares que nos ajudarão a protocolar o tratamento mais adequado em cada caso
  • Canditest® e Koprocheck® para o estudo das infeções intestinais por bactérias, fungos ou parasitas, bem como as deficiências da flora intestinal, grau de inflamação, permeabilidade, etc.
  • Análise das possíveis infeções virais que acompanham o Lyme, por meio do Immunocheck® bem como a quantificação de todos os tipos de células defensivas (linfócitos) para conhecer a fundo a situação imunitária do paciente
  • Nagalase test, quantificando a nagalase para saber o nível de bloqueio do sistema imunológico e atividade da Borrelia
  • Cargas tóxicas do paciente: ToxicChemicalCHECK® (tóxicos químicos), MycotoxinCHECK® (micotoxinas) e HeavymetalsCHECK® (metais pesados no cabelo, urina e / ou fezes)
  • Outros testes específicos que o caso concreto requer

Tratamento da Doença de Lyme no Biosalud Day Hospital

No Biosalud Day Hospital desenvolvemos protocolos personalizados para cada paciente uma vez que a extensão da infeção e das possíveis infeções associadas – coinfeções – variam muito em cada paciente. O nosso teste específico para o Lyme, Lymecheck e os testes complementares, bem como a observação e a anamnese do paciente, permitem-nos fazer um diagnóstico certo e ir mais além; permite-nos saber com exatidão o nível de doença, imunossupressão e cronicidade, bem como as necessidades terapêuticas de cada caso.

Como esquema geral, os nossos protocolos de tratamento do Lyme são desenvolvidos em diversas fases:

PRIMEIRA FASE (fase de iniciação terapêutica):

A fase de iniciação terapêutica visa preparar o organismo antes do tratamento do Lyme. Por se tratar de uma doença crónica imunossupressora, devemos melhorar o ambiente interno do paciente seguindo as indicações estabelecidas pelos testes realizados.
Após o estudo aprofundado dos resultados, iniciamos o tratamento com o seguinte esquema:

  • Substituição dos nutrientes e hormonas deficientes (ácidos gordos essenciais, aminoácidos, vitaminas C, D e do grupo B, minerais (especialmente o zinco); melatonina, DHEAs, etc.
  • Substituição da flora intestinal, tratamento das infeções intestinais bacterianas, fúngicas e parasitárias existentes.
  • Eliminação de tóxicos químicos, micotoxinas e metais pesados acumulados nos tecidos que bloqueiam o sistema imunológico.
  • Estimulação da formação dos linfócitos em deficiência e ativação do sistema imunológico.
  • Desativação das infeções virais anteriores que foram reativadas.
  • Tudo o que melhore a situação do paciente para poder iniciar o tratamento de choque do Lyme crónico com as maiores possibilidades de sucesso.

As técnicas utilizadas nesta fase são: soros com altas doses de vitamina C, soros drenantes de toxinas, soros quelantes de acordo com os metais pesados a serem eliminados, soros alcalinizantes e de reposição multimineral e vitamínicos, ozono nas suas diferentes aplicações (grande auto-hemoterapia simples ou multipasse ou insuflação intestinal), hipertermia molecular, aférese terapêutica, terapia de injeção neurovegetativa, micro imunoterapia, etc.

Nesta fase o paciente é submetido a um tratamento em casa e sessões de terapia nas nossas instalações em Madrid ou Saragoça uma ou duas vezes por semana, durante um período de 2 a 3 meses.

SEGUNDA FASE (FASE DE TRATAMENTO DE CHOQUE):

Em todos os casos de Lyme crónico recomendamos o início do tratamento com 2, 3 ou 4 semanas de tratamento de choque, com soros intravenosos com antibióticos, drenantes e ativadores do sistema imunológico. Na Biosalud desenvolvemos um sistema inovador na aplicação do antibiótico que elimina os seus efeitos secundários.

Além disso, podemos aplicar alguns protocolos específicos com técnicas como a Ozonoterapia (grande auto-hemoterapia e insuflações intestinais), magnetoterapia focal, hidroterapia do cólon, oxigenoterapia, soros intravenosos específicos e personalizados com altas doses de vitaminas, minerais e / ou aminoácidos, hipertermia molecular, hipertermia corporal, diatermia, fitoterapia e terapia de injeção neurovegetativa, entre outros.

Na segunda semana deste tratamento de choque, inicia-se o tratamento com antibióticos via oral, de acordo com as indicações dadas pela análise Lymecheck e as coinfeções existentes em cada caso. Usamos sempre antibióticos em uma forma farmacêutica sem efeitos secundários.
Normalmente, os nossos pacientes terminam esta fase em melhores condições do que iniciaram, com melhorias sintomáticas muitas vezes importantes que começam a vislumbrar que há boas possibilidades de vencer a multinfecção e voltar a uma vida normal com uma boa qualidade de vida.

O tratamento de choque é altamente recomendável, nomeadamente em pacientes que sofrem um Lyme crónico há anos. Porém, podem existir obstáculos, tanto pessoais como médicos, que impeçam a realização desta fase. Nesses casos, passamos da primeira fase para a terceira, com o tratamento em casa, embora isso reduza significativamente as possibilidades de sucesso terapêutico.

TERCEIRA FASE

Após estas 3 semanas de tratamento, é implantado um tratamento completo em casa com antibióticos, imunoestimulantes, drenantes de neurotoxinas, anti-infecciosos naturais, etc. Trata-se de melhorar a compatibilização e eficácia dos antibióticos, fortalecer o sistema imunológico, tratar a dor existente, alterar o ambiente celular desacidificando e eliminando o excesso de radicais livres para reduzir a reprodução da Borrelia, redução da produção da inflamação mantida pelas citoquinas e a regulação do sistema Th1/Th2 e TH17, apoio ao bom funcionamento dos diferentes órgãos (especialmente o fígado e os rins), desintoxicação e melhoria do sistema imunológico.
Esta fase é também acompanhada por um tratamento nas nossas instalações de acordo com cada caso, com periodicidade semanal, quinzenal ou mensal consoante cada caso e os resultados do controlo analítico que são efetuados cada 2-3 meses para verificar a evolução e eficácia dos mesmos.

QUARTA FASE

2 meses após o início do tratamento de choque do Lyme, realizamos alguns testes analíticos para verificar a resposta do paciente ao tratamento (Lymecheck® e Nagalase test®), excluir efeitos secundários e, após uma revisão da avaliação clínica, abordar os passos a seguir e como continuar com ele.

Caso o paciente apresente uma carga genética (HLA) que impeça uma boa resposta ao tratamento com antibióticos, ou se, por decisão pessoal, desejar apenas um tratamento baseado na Medicina Biológica, dispomos dos protocolos necessários para poder aplicar um tratamento com grandes possibilidades de sucesso.

No entanto, no Lyme crónico, recomendamos combinar o tratamento alopático (convencional, com antibióticos), com o da Medicina Biológica, pois, desta forma, os possíveis efeitos secundários do primeiro são reduzidos ao mínimo e os seus efeitos benéficos são potencializados. Em qualquer caso, tudo deve ser ponderado e decidido de forma personalizada em cada caso e com base nas manifestações clínicas, nas análises sucessivas e nas decisões do paciente.

Caso queira solicitar agendamento, por favor, ligue para nós ou preencha o formulário que entraremos em contato.

    Li e aceito a política de privacidade

    Autorizo o uso dos meus dados para receber informações

    Visit us in Madrid or Zaragoza (Spain)

    Saiba mais sobre a Doença de Lyme

    Sintomas da Doença de Lyme

    Diagnóstico do Lyme

    Tratamento do Lyme

    A deteção precoce da Doença de Lyme

    A Doença de Lyme é muito difícil de diagnosticar devido à grande variedade da sua sintomatologia e à imunossupressão estabelecida. Em muitos casos, fornece falsos negativos nas análises serológicas normais.deteção precoce da doença é muito importante porque o Lyme torna-se crónico sem o tratamento adequado e produz uma deterioração progressiva do organismo que impede os pacientes levar uma vida normal. Por outro lado, é uma patologia de tratamento muito agressiva e complexa, que exige um tratamento personalizado com as técnicas mais adequadas em cada caso, de forma a ter as melhores opções para recuperar a saúde.

    Os especialistas referem-se a esta doença como “a grande imitadora”, pois pode simular muitas outras, como artrite reumatoide, esclerose múltipla, fibromialgia, autismo, esclerose lateral amiotrófica, síndrome de fadiga crónica, lúpus, Tiroidite de Hashimoto, colite ulcerosa ou doença de Crohn entre outras.

    Diagnóstico e tratamento da Doença de Lyme

    Lyme disease treatment

    Sintomas do Lyme

    Os sintomas da Doença de Lyme são muito variados, tanto em tipo quanto em intensidade. Existem dois grandes grupos que podem até coincidir no mesmo paciente: sintomas do aparelho locomotor – inflamação e / ou dor em uma ou mais articulações, dores musculares ou cansaço – e sintomas neurológicos – distúrbios da sensibilidade,  dificuldade de coordenação de movimentos, sensações estranhas e até problemas psiquiátricos -.

    Lyme disease symptoms

    O eritema migrans no diagnóstico do Lyme

    A ILADS americana (International Lyme and Associated Diseases Society) afirma que apenas 50% dos pacientes diagnosticados se lembrar de ter sofrido uma picada de carraça. O primeiro sinal pode ser uma erupção cutânea avermelhada em forma de alvoEritema migrans, ou uma artrite ou fadiga extrema. Para o diagnóstico, na Biosalud realizamos uma análise exclusiva, o LymeCHECK, que nos permite encontrar as bactérias que causam a doença e as infeções que a acompanham.

    Lyme disease diagnosis

    Tratamento do Lyme com medicina biológica

    O diretor médico da Biosalud encontra-se acreditado pela ILADS, sendo um dos poucos especialistas em Espanha que conta com esta formação especializada. Além disso, desenvolvemos um novo método de aplicação de antibióticos que não apresenta efeitos secundários. O tratamento personalizado do Lyme é complexo devido à deficiência imunitária e ao acúmulo de  neurotoxinas que produz. Os tratamentos convencionais com antibióticos costumam ser combinados com os tratamentos de Medicina Biológica, como hipertermia molecular, oxitermia, ou hipertermia corporal.

    O especialista em Lyme responde

    Se eu tiver uma picada de carraça corro o risco de contrair a Doença de Lyme?

    Felizmente, nem todas as carraças estão infetadas com Borrelia. portanto, nem em todos os casos em que uma carraça nos pica, contrairemos a Doença de Lyme. No entanto, se foi picado por uma carraça, entre em contacto connosco para um tratamento preventivo que o ajudará a evitar o desenvolvimento de Lime crónico caso tenha sido infetado.

    Quais serão os meus sintomas se eu contrair a Doença de Lyme por causa de uma picada de carraça?

    Em muitos casos aparece o Eritema migrans, ou seja, uma erupção na pele ao redor da picada em forma de alvo ou de olho de boi.
Além disso, pode ser acompanhado de sintomas semelhantes a uma gripe prolongada (dores musculares, rigidez do pescoço, dor de cabeça, etc.), cansaço repentino extremo ou artrite em uma ou mais articulações.

    Se eu for tratado da Doença de Lyme, nunca terei os sintomas novamente?

    Se o tratamento for iniciado imediatamente após a infeção, será muito difícil que a doença progrida e, consequentemente um Lyme crónico não se deve desenvolver. Se já sofre um  Lyme crónico, é impossível saber que, uma vez eliminados todos os sintomas, a doença não pode reaparecer num momento de deficiência imunológica.

    Depende de cada caso. Na Biosalud dispomos de protocolos com antibióticos que complementamos com a Medicina Biológica, outros onde apenas utilizamos tratamentos anti-infecciosos naturais e outros em que combinamos os dois sistemas. Tudo depende de cada caso, dos controlos analíticos e da evolução do paciente. Não há dois casos iguais e aplicaremos o tratamento personalizado mais adequado.

    A Doença de Lime é mortal?

    Os pacientes de Lyme vivem sob o estresse e a preocupação com os sintomas da própria doença e os das patologias associadas. O Lyme não representa um risco a curto prazo para a vida do paciente, mas pode causar danos graves que tornam o dia-a-dia muito difícil. Também não podemos dizer que é uma doença mortal, mas está associada a outros males que podem ser agravadas pela presença da bactéria borrelia. Como sempre dizemos, quanto mais precocemente for a deteção da doença por especialistas, mais eficaz será o tratamento aplicado.

    Ask for an appointment by phone or filling the form.